
TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX®)
A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox®, ganhou fama entre os tratamentos estéticos por melhorar as marcas de expressão facial. Porém, na odontologia, além de melhorar a estética, pode ser utilizada, também, no tratamento de dores e disfunções da ATM, relaxando a musculatura e servindo de coadjuvante no tratamento de pacientes que sofrem com o apartamento dental e bruxismo, caracterizado pelo ranger dos dentes durante o sono. Quando aplicada no músculo da face Masseter, a toxina bloqueia a liberação da acetilcolina, diminuindo a tensão muscular e consequentemente a força que promove o atrito entre os dentes. Isso evita o desgaste da superfície oclusal dos dentes e trincas no esmalte.
Outra indicação da toxina botulínica está nos casos onde o paciente apresenta sorriso gengival. Ela é aplicada na musculatura superior aos lábios e evitará que, ao sorrir, o paciente exponha demasiadamente a gengiva.
A ação da Toxina Botulínica é temporária e tem uma duração de até 8 meses no uso terapêutico, e de 4 a 6 meses no uso estético. Uma nova aplicação deverá ser realizada apenas após esse período, respeitando a remodelação das terminações nervosas da região aplicada.