CLAREAMENTO DENTAL

O clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais realizados no consultório, por oferecer rapidez e facilidade em alcançar dentes mais brancos.

É indicado para quem possui dentes amarelados e deseja melhorar sua estética. Essa alteração na cor dos dentes se dá pelo consumo excessivo de café, chá, vinho, alimentos e bebidas com corantes, cigarro, entre outros. São chamadas de manchas extrínsecas.  Porém, nem todos os dentes podem ser clareados, pois as causas do escurecimento podem ser intrínsecas, como no caso da fluorose, pelo uso da tetraciclina, ou presença de próteses de porcelana ou restaurações em resina composta. Nesses dois últimos casos, o ideal seria realizar o clareamento dental e posteriormente trocar as restaurações e próteses por outras mais claras. As manchas extrínsecas são as mais fáceis de serem removidas, porém as intrínsecas necessitam de tratamentos mais invasivos com um bom planejamento por parte do profissional que irá atendê-lo.

Antes de ser realizado o clareamento dental, é importante que se faça uma profilaxia nos dentes para a remoção do biofilme (placa bacteriana) e do cálculo (tártaro), evitando que estes sejam uma barreira que impeça a ação do gel clareador na superfície dos dentes.

Aqui na Odontovin, realizamos o clareamento dental caseiro por acreditarmos que esse tipo de procedimento seja a melhor maneira de se controlar a cor e a sensibilidade nos dentes do paciente.

É confeccionada uma moldeira individual a partir de um molde de gesso da arcada do paciente, sendo este molde personalizado para a dentição de cada pessoa. Com isso, diminui o desconforto para o paciente com a falta de adaptação que acarreta injúrias à gengiva, além de proporcionar uma melhora na eficácia do produto, pois mantém o gel mais próximo dos dentes.

O paciente deverá usar essa moldeira em casa colocando o gel clareador na parte mais anterior dos dentes, e remover o excesso do produto que extravasa para a gengiva. O gel atravessa o esmalte do dente até atingir a dentina e age nessa camada desbotando os pigmentos responsáveis pela alteração da cor dos dentes.

Esse tratamento tem uma duração de, aproximadamente, três semanas, devendo o paciente retornar ao consultório durante esse período para controlar o grau do clareamento. No caso de sensibilidade decorrente do clareamento dental, serão realizados procedimentos como aplicações de flúor, laserterapia, e uso de cremes dentais com ação dessensibilizante. É importante evitar o uso de cremes dentais branqueadores durante o tratamento, pois estes possuem um mecanismo de ação diferente dos géis clareadores, e na sua composição esferas abrasivas que podem exacerbar a sensibilidade dos dentes.

Após o clareamento dental, o paciente deverá tomar alguns cuidados para prolongar o efeito do tratamento, entre eles:

– manter impecável a escovação dos dentes

– evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas com corantes, como café, chá, vinho, suco de uva etc.

FALE CONOSCO




VENHA NOS VISITAR


R. Humberto Pescarini, 799 - Jd. Planalto - Vinhedo - SP - CEP: 13280-262

contato@odontovin.com.br

19 3876.5268

19 9.7112.2709